sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ALUNOS "CRIATIVOS"

Acho que os professores estão mandando pouca tarefa para casa, vejam o vídeo que nossos alunos da 8ª A tiveram tempo de produzir:http://www.orkut.com.br/Main#FavoriteVideoView?rl=as&uid=5598340246594771088&ad=1253182928&uit=/Home

sábado, 12 de setembro de 2009

Novidades

Ainda que devagar, o blog está andando bem. Muita gente já o visitou, vários alunos se candidataram a ajudar, e as coisas estão fluindo. Já tenho vários trabalhos dos alunos, e aos poucos vou publicando na página específica para a disciplina de História. É só procurar o link ao lado.
Em breve, espero contar com páginas de outros professores, pois já os informei do andamento deste projeto e de como eles podem participar. Também estou criando uma página para divulgar trabalhos de Geografia, especialmente o Censo Escolar que a 8ª B iniciará na próxima semana.
Conversei com a diretora, e ela se comprometeu a encaminhar informativos sobre o andamento da escola, para que fiquem disponibilizados nesta página. E também me disse que disponibilizará um calendário para o restante do ano, onde devem contar as aulas de reposição, mas também outras atividades como a Expomarcos e o concurso Garota Marcos Freire.

Aguardem, que logo teremos outras novidades.

Sobre o 11 de Setembro, uma charge para distrair.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

INFORMES

Informe 1: Estou analisando os trabalhos dos alunos, depois num segundo momento vou pedir que os corrijam e os melhorem, para que possam ser publicados aqui. Mas aviso que me falta tempo, por isto não é algo assim tão dinâmico. Mas em breve, aqueles que se esforçaram para fazer um trabalho de qualidade verão suas obras divulgadas no nosso blog.

Informe 2: Estou selecionando um pessoal que vai dar suporte ao blog, creio que precisarei de reporteres e assistentes, por isso aceito candidaturas às vagas. Para participar, precisa ser uma pessoa disposta, informada, desinibida e comprometida. Não adianta querer se candidatar só para aparecer, pois vocês sabem que sou exigente e chato, então quem for selecionado é para trabalhar duro.

Pessoal, agradeço a atenção, logo teremos novos posts para pensar e se divertir.

Abraço, prof. Éder.

OBS: Duas alunas já estão ajudando no blog, mas ainda há vagas para outros participarem. Para se inscrever, coloque seu nome e turma no comentário abaixo.

domingo, 6 de setembro de 2009

MEU BRASIL BRASILEIRO

" INDEPENDÊNCIA OU MORTE"

Ouviram do Ipiranga às margens plácidas. De um povo (tem certeza?) heróico (isto sim) o brado retumbante (para quem?).


O hino nacional brasileiro trás em sua letra uma homenagem ao famoso "Grito do Ipiranga", dado pelo Príncipe D. Pedro de Alcântara, em 07 de setembro de 1822, há exatamente 187 anos. Cabe a nós refletir sobre o quanto o Brasil realmente se tornou independente, o quanto aquele grito realmente retumbou e, principalmente, qual o lugar do nosso povo heróico nesta história. Sonho realmente com o dia em que nosso povo dará seu verdadeiro grito, o grito contra a fome, contra a miséira, contra a corrupção, contra as injustiças, contra os desrespeitos a seus direitos, especialmente educação e saúde.

DUAS HOMENAGENS


Uma para o trabalhador brasileiro na véspera do "dia da pátria". Pense nisso.
Outra para os nossos alunos e a seus "incríveis" aparelhos super tecnológicos que
alguns
insistem em levar para a sala de aula e dar mais importância para eles do que para o que está sendo ensinado.

OBS: DÊ UM CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Cronica 1 - A Entrada

Lá sou professor há menos de um ano, porém trabalho todas as manhãs, e já deu pra conhecer um pouquinho de tudo. São oitenta a noventa minutos, quatro conduções, o sono, mas acabo chegando. Nem sempre na hora, mas faço o possível. Quando desembarco, normalmente lá estão todos do lado de fora, tentando atrasar mais um pouco a hora de entrar. Atravesso a avenida e passo pelos alunos, que me olham de canto, alguns se arriscam a um tímido bom dia, mas devem pensar que sou mal humorado, porque dificilmente respondo de forma calorosa. Mas é o sono que atrapalha, e não o mau humor ou a má vontade. Depois mal entro na sala dos professores e o sinal me chama para organizar a fila. Mas não tem jeito, minha canseira e meu sono logo dão lugar à uma agitação interior, quando me deparo com eles na fila e recebo sorrisos, ouço comentários, é gente que se posiciona para entrar, é gente que demora para chegar, é todo tipo de gente. Altos, baixos, gordos, magros, cabeludos, carecas, alguns enfeitados, outros desleixados, alguns animados, outros só saem do lugar se arrastados. Enfim, é um mar de alunos, de todas as paragens. Mas há como passar incólume à energia que emana daquela paisagem, daqueles seres humanos com pouca experiência mas com muita esperança, com uma ânsia por uma palavra amiga, por um riso, por uma piada, por uma novidade. A cada novo dia um novo renascer, no excesso de vida daquela gente humilde, simples, mas grandiosa e esplêndida. Ainda que muitos não concordem, sou enfático em dizer, são apenas crianças inseguras em busca de uma mão amiga, forte e segura, que os conduza à vida.